Turistas apreciaram carnaval pela rota de vinhos e azeites pelo Pampa Gaúcho

Por Isa Severo (@isa_severo)

Os turistas paulistanos concluíram o passeio pela rota enoturística da Campanha Gaúcha. O grupo de 18 pessoas foi organizado por Luther Liasch, proprietário do Empório Liasch da cidade de Americanas, São Paulo e escolheram o pampa gaúcho como destino no período de Carnaval.

O roteiro criado pela agência Rotas da Terra, oportunizou a experiência de degustação de vinhos em seis vinícolas e dos azeites Terra Pampa. Na quinta-feira (24) pela manhã um churrasco preparado no fogo de chão harmonizado com vinhos foi ofertado pela Batalha vinhos e vinhas, localizada em Candiota. O grupo que já conhecia os vinhos da vinícola, ficou encantado com a recepção e o tour pelas instalações, sem esquecer da degustação dos rótulos.

Pela tarde, foram conhecer o agronegócio Terra Pampa onde puderam degustar os azeites de oliva e conhecer um pouco mais sobre cultivo de Olivais e a Produção de Azeites extravirgem. No final do dia, uma degustação os aguardava na vinícola Cerros de Gaya. O happy hour, carro-chefe ofertado pelo espaço, contou com uma deliciosa tábua de frios e a degustação dos rótulos limitados. A vista impressionante e os espaços reconfortantes deixou á todos muito aconchegados.

Na sexta-feira (25) foi a vez de conhecer a vinícola Guatambu, recheada de história, os turistas acompanharam o tour guiado e ao final da visita puderam ter uma experiência degustativa com cinco vinhos e espumantes.

A parada do almoço foi na vitivinícola Cordilheira de Santana, onde ficaram sem fôlego com a vista do local, e o famoso Cerro de Palomas. Por lá apreciaram uma boa degustação e o famoso prato típico, escondidinho de charque. A parte da tarde foi um passeio por Rivera, onde puderam fazer muitas compras e apreciar a fronteira do Uruguai.

Aceguá foi o destino do sábado (26) pela manhã, onde puderam visitar e fazer compras nos freeshops; já pela tarde visitaram a Leb Livraria e Cafeteria, a Correaria Deponti e a loja Facas D´Ávila  , em Bagé. O jantar degustação foi no restaurante San Valentino onde puderam ter uma experiência gastronômica única.

Para encerrar a rota, durante o domingo (27) os paulistas puderam viver um pouco da vida no pampa. No Centro de Treinamento Filipe Silveira, eles puderam fazer passeios a cavalo e conhecer OS cavalos Crioulos e Escola de Equitação Terra Negra em Bagé. O almoço contou com um cardápio tipicamente campeiro, incluindo arroz com carne e ambrosia.

A última parada foi na vinícola Perruzo, localizada em Bagé. Eles visitaram os espaços e puderam degustar os vinhos da casa.

Para César Francisco, foi uma grande novidade conhecer a Campanha Gaúcha e os vinhos produzidos aqui, “São vinhos espetaculares. Locais que eu não imaginava que existia. A cultura é diferente e ainda digo mais, a hospitalidade do pessoal é muito grande. É uma experiência ímpar”, afirmou.

A surpresa final foi a visita no Haras Di Cellius, em Bagé. A família está preparando surpresas para o turismo no Pampa Gaúcho juntamente com a agência Rotas da Terra. Aguardem as novidades!!!

Após conhecer um pouco da história do Haras o grupo de turistas foi visitas as estalagens. Percorreu os diferentes espaços e visitou o local onde ficam os potros, as éguas prenhas e os esperados garanhões. 

O roteiro Enoturismo

Raízes e frutos da Campanha Gaúcha, oportuniza conhecer os vinhos da região, de Candiota até Itaqui. É possível percorrer as vinícolas, em até duas semanas, experimentando gastronomia, queijos, artesanato, cultura, sistemas produtivos (bovinos e ovinos) e lidas campeiras. Ou ainda, fragmentar o roteiro em três regiões distintas (Bagé, Santana do Livramento e Uruguaiana), e realizar em pequenas viagens de três a quatro dias.

Grupo saindo de São Paulo
Hotel Dallé
Vinícola Batalha


×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?