EXPERIÊNCIAS
CAMPEIRAS

Artesanato, gastronomia e lidas no Pampa Gaúcho

O ROTEIRO

O roteiro é especialmente preparado para quem deseja experimentar a lida campeira, degustar a gastronomia típica da fronteira e conhecer a cultura do Pampa.

As estâncias e propriedades rurais contam as histórias das batalhas e revoluções, sejam as históricas, ou as do cotidiano do gaúcho, nos campos que se perdem no horizonte.

A programação é ideal para grupos que reúnem amigos e familiares.

Uma oportunidade para experimentar a vida cotidiana de uma família no campo e suas lidas rurais.

A ORIGEM CAMPEIRA

A origem da vida cotidiana do Gaúcho no campo decorre da liberdade herdada dos indígenas pampeanos, das refeições a base de assados em espetos e cozidos feitos em recipientes de cerâmica, das lidas campeiras com os cavalos, com o gado e os ovinos, que preenchem os grandes vazios dos campos do Bioma Pampa.

ESTÂNCIAS DO PAMPA GAÚCHO

As estâncias e propriedades rurais contam as histórias das batalhas e revoluções, sejam as históricas, ou as do cotidiano do gaúcho, nos campos que se perdem no horizonte.

O manejo conservacionista na pecuária, mantém a biodiversidade do Bioma Pampa, uma característica daqueles que privilegiam a conservação do campo nativo e da sua sustentabilidade.

CAVALO CRIOULO

A criação de cavalos crioulos na região é marcada pela criação da Associação de Criadores de Cavalos Crioulos, em 1932, por fazendeiros e estancieiros do Rio Grande do Sul, em Bagé.

Hoje, a atividade de criação movimenta eventos e atividades que encantam e atraem o olhar de especialistas e de curiosos (turistas).

Em torno dos eventos, a gastronomia e a poesia andam de mãos dadas.

OVINOCULTURA E ARTESANATO EM LÃ

Os contornos da geografia do Bioma Pampa criaram as condições ideais para a criação de ovinos, ainda preservadas as técnicas herdadas de seus antepassados.

O artesanato em lã é um exemplo do protagonismo feminino da região que busca reunir a valorização de técnicas tradicionais sem perder de vista o papel da produção no contexto global.

AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES

O tempo criou as condições para a instalação de novas famílias e novas formas de produção.

A terra abrindo os braços para a diversidade, para novas formas de produção.

As agroindústrias ganham nova dimensão nesse cenário: leite transformado em queijo e em doce de leite, frutas transformadas em geleias e carne em charque.

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?