A Região Turística do Pampa Gaúcho

A Região Turística do Pampa Gaúcho reúne 10 municípios localizados nas regiões da Campanha do Rio Grande do Sul. 

O território é marcado pelo Bioma Pampa que, com cerca de 700 mil km2, é um dos grandes biomas do planeta e está presente no Uruguai, na Argentina e na metade sul do Rio Grande do Sul, no Brasil. Trata-se do único bioma restrito a somente um Estado brasileiro. 

O Pampa Gaúcho, terra da tradição, cultura e liberdade, conta com atrativos que cativam o turista que busca um contato maior com a natureza, com a história, a cultura e com a gastronomia. Pode-se encontrar nas cidades do Pampa, o descanso e a paz do campo e um pouco mais de movimento, com as compras em free shops e bons negócios nas feiras agropecuárias.

A Região tem sua matriz cultural construída pela história de diferentes origens. As narrativas variadas criaram condições para que a região, fundada a partir de grandes estâncias especializadas na pecuária, erguesse um patrimônio cultural único e particular. 

A riqueza das ruas, da arquitetura, das igrejas e dos espaços de convívio evidencia as diferentes manifestações culturais da região. Os eventos do passado que assinalaram a sua história, a do Rio Grande do Sul e a do Brasil, são revisitados nos marcos que guardam a sua memória. -=

Na Região destacam-se os roteiros gastronômicos, o enoturismo, o turismo de aventura, ecoturismo, o turismo cultural e rural.

Como chegar na Região do Pampa Gaúcho

Elisabeth Cristina Drumm
Dra. Desenvolvimento Regional (CAPES/UNISC)
Rotas da Terra Agência de Turismo Receptivo



× Como posso te ajudar?