Experiências rurais e campeiras na Região Turística do Pampa Gaúcho

A Região da Campanha, no Pampa Gaúcho, tem sua matriz cultural construída pela história de diferentes origens étnicas: índios, negros, uruguaios, argentinos, portugueses, espanhóis, italianos, alemães, árabes, sírio-libanês, turcos e tantos outros As diferentes narrativas criaram as condições para que a região, fundada a partir de estâncias especializadas na pecuária, erguesse um patrimônio cultural particular. 

A origem da vida cotidiana do Gaúcho no campo decorre da liberdade herdada dos índios pampeanos, das refeições a base de assados em espetos e cozidos feitos em recipientes de cerâmica, das lidas com os cavalos, com o gado e as ovelhas, que preenchem os grandes vazios dos campos do Bioma Pampa.  

As estâncias e propriedades rurais contam as batalhas e revoluções, sejam as históricas, ou as do cotidiano do gaúcho, nos campos que se perdem no horizonte. O manejo conservacionista na pecuária, mantém a biodiversidade do Bioma Pampa, uma característica daqueles que privilegiam a conservação do campo nativo e da sua sustentabilidade. 

Os contornos da geografia do Bioma Pampa criaram as condições ideais para a criação de ovelhas, ainda preservadas as técnicas herdadas de seus antepassados. A simplicidade e o encanto dos lugares, moldados pelas estruturas de pedras, grutas e o contorno do Rio Camaquã. 

Aliás, é junto ao Rio Camaquã que, mais abaixo, encontram-se as trilhas e as pedras do Rincão do Inferno, que guardam uma das mais fantásticas paisagens e um quilombo e seus herdeiros que guardam em suas memórias parte da nossa história. 

Na região é possível observar, ou fazer trilhas, entre as formações rochosas de aproximadamente 500 milhões de anos. São esculturas guardadas a céu aberto. Aliás, vale lembrar que é possível observar, nas estâncias ou nos campos no Pampa Gaúcho, as estrelas. Outro espetáculo sem igual, pois o anoitecer traz com eles as cores únicas de um pôr do sol espetacular e a promessa de uma noite estrelada.

Essas condições criam um mosaico de possibilidades, desde a observação de pássaros, a visitação de estâncias e seus processos produtivos, a degustação de um café campeiro delicioso, cavalgadas ou a simples contemplação da vida no campo. 

O tempo criou as condições para a instalação de novas famílias e novas formas de produção. Os assentados e suas novas narrativas, trazem outra possibilidade de reconhecimento no Bioma Pampa. A terra abrindo os braços para a diversidade, para novas formas de produção. As agroindústrias ganham nova dimensão nesse cenário: frutas transformadas em geleias, leite em queijo e em doce de leite. Possibilidade de experimentar a vida cotidiana de uma família no campo e suas lidas campeiras.

O artesanato em lã é um exemplo do protagonismo feminino da região que busca reunir a valorização de técnicas tradicionais sem perder de vista o papel da produção no contexto global. Assim, a mulher artesã da Campanha é exemplo da capacidade de produção sustentável, reunindo o amor para com a sua terra e seus frutos, com o olhar para além das fronteiras, uma vez que sua produção chegou nas passarelas de Milão.

A criação de cavalos crioulos na região é marcada pela criação da Associação de Criadores de Cavalos Crioulos, em 1932, por fazendeiros e estancieiros do Rio Grande do Sul, em Bagé. Hoje, a atividade de criação movimenta eventos e atividades que encantam e atraem o olhar de especialistas e de curiosos (turistas). Em torno dos eventos, a gastronomia e a poesia andam de mãos dadas.

Ainda, os parreirais, as vinícolas, os olivais e as indústrias de azeite, oferecem novas oportunidades e características produtivas para a região. As atividades da colheita da uva e da azeitona oferece a oportunidade de viver a experiência da produção inicial de vinhos e de azeites. Reúne-se a inovação com a tradição gerando frutos para o turismo regional. Sons, sabores, aromas e emoções marcam a vida do campo na Campanha. 

Cenário de muitas produções do cinema gaúcho e brasileiro, a região reúne no Bioma Pampa e na Serra do Sudeste as condições mágicas, como uma paisagem deslumbrante, estâncias magníficas e prédios históricos. O Festival Internacional da Fronteira é um dos eventos que marcam as atividades culturais, na região.



Fale Conosco
1
Precisa de ajuda?
Olá
Podemos ajudar?